-
Arquitetos: ABSCIS Architecten
- Área: 1045 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Thomas De Bruyne
-
Fabricantes: EQUITONE
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste de três partes essenciais: um edifício passivo multifuncional, uma praça urbana sustentável com alguns elementos de cobertura e um estacionamento. Todos os componentes foram realizados a partir de uma parceria público privada.
O edifício possui um balanço de dez metros. Essa característica do edifício o transforma num item notável para a praça, mas também, graças a sua direção, enfatiza o local como um nó de circulação importante: ciclistas e carros passam por baixo do grande balanço na entrada e saída do estacionamento, pedestres cruzam a praça em direção à plataforma de transporte e às lojas, etc.
No pavimento térreo tem espaço para um café com um terraço próximo ao eixo de entrada para os elevadores de acesso aos escritórios. Estes possuem tamanhos diferentes, com grandes e pequenas unidades. O edifício é um componente essencial para a praça, possui a mesma identidade que a praça: urbana, com um foco na pequena escala, com uma camada externa de lâminas de fibrocimento em cinza que se alternam com esquadrias e outros elementos em madeira.
A direção norte e sul da praça é determinado pelo movimento do fluxo de bicicletas por baixo da praça ao longo do túnel de trens e uma cobertura que se estende sobre Liersesteenweg. Ela é reforçada pela troca de duas faixas diferentes em textura e cor na pavimentação externa.
O pavimento da praça se estende para a esquina do edifício da prefeitura transformando num componente essencial na nova praça urbana. A cobertura foi removida de todas as unidades adjacentes e estabelece uma importante conexão visual e material entre as duas partes da praça. A cobertura também protege duas estações de tram e de ônibus, além da das escadarias externas das plataformas subterrâneas. Esta cobertura translúcida consiste de colunas de aço galvanizado estruturados como os galhos de uma árvore que sustentam o vidro da cobertura.
Entre essas lâminas de vidro, placas solares geram 40% de toda a iluminação para o estacionamento e para a praça. Essa alternância fornece uma sombra muito bem vinda em dias quentes de verão e é de fácil manutenção, graças à sua qualidade não transparente. Durante a noite, a cobertura será iluminada e fornecerá iluminação básica para a praça. A água da chuva é recolhida aqui, armazenada em tanques subterrâneos e reutilizada nos banheiros públicos.
A praça recebe espécies de árvores de plátano que dão forma à praça e também a separa da ciclovia. Toda infraestrutura necessária dá à praça seu caráter multifuncional: brancos, fontes e todos os aparatos técnicos para feiras de finais de semana e outros eventos.
Estacionamento subterrâneo
A parte subterrânea deste projeto consiste de um estacionamento com três pavimentos abaixo do solo, e conta com 505 vagas para carros e 250 bicicletas. Os banheiros estão no pavimento 1, numa localização central em relação às escadas e elevadores. O estacionamento também abrigará uma mini-oficina para bicicletas.